Cosme e Damião – Raizes Espirituais
Sincretismo Religioso
O dia 27 de setembro , dia de comemoração dos santos católicos “Cosme e Damião” é o dia dos Meninos d’angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Erês no candomblé que deve ser comemorado com muita festa, muitos doces, guaraná, cocada, balas, pirulitos, bolos, suspiros , etc.
O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.
Lenda sobre Cosme e Damião: Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos.
Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.
CONVIDAMOS A TODAS PARA PARTICIPAR DE NOSSA LINDA FESTA EM HOMENAGEM A COSME E DAMIÃO NO DIA 26/09/2015 A PARTIR DAS 16H00.
TRAGAM SUAS CRIANÇAS.
Linda materia
obrigada