Nossa homenagem especial para o “Dia das Mães“. Benditas sejam Nossa Senhora, Oxum, Iemanjá, Iansã e todas as Yabás, mães impecáveis!
Os filhos de cada orixá que se conhecem, sabem que cada um tem seu papel no mundo e não pode fugir dele. Evoluir, sim, mas nunca perder a essência. Mães e avós do mundo todo lutam para amarem e protegerem suas crias como acreditam ser o melhor. E quase sempre é.
Dentro algum estilo de mãe, na Umbanda pode-se pensar em algumas principais:
Domingo especial dedicado às mães
A Mamãe Oxum: Os filhos da orixá Oxum não são chamados chorões à-toa. Sua mãe é emotiva, vaidosa, toda coração! E assim são as mães neste estilo, mesmo que não sejam filhas da própria orixá, tanta mãe por aí adora ver seus filhos sempre bem confortáveis, tendo tudo do bom e do melhor e às vezes até troca a própria vaidade por uma vaidade materna de poder dizer “Meu filhinho não é o máximo?”.
A Mãe Iemanjá: A orixá Iemanjá é tão protetora quanto a Mamãe Oxum, porém um pouco mais contida e consciente. Muitas vezes, ao invés de dizer que seu filhinho é o máximo, prefere ficar calada e se orgulhar em silêncio, assim só ela saberá se o filho merece ou não seu aplauso. Às vezes; até exagera e cria um pequeno herói que fará de tudo para conquistar a atenção da mãe, mas com a graça de Deus, são essas mães que nos permitem quebrar a cara no mundo e aprender com nossa própria experiência.
A Mãezona Iansã: Apesar de não ser sincretizada com a Nossa Senhora, e sim com a Santa Bárbara. Por ser uma revolucionária Iansã está nos corações das mulheres guerreiras, politizadas e que lutam dia a dia por um ideal maior. Quando mães, são super protetoras, capazes de grandes feitos pelos filhos. Ainda que não tenham filhos são mulheres que querem educar sua sociedade através de manifestações políticas e sociais, desde o protesto nas ruas até a caridade de ajudar em trabalhos voluntários. São verdadeiras “mães de todos”!
Oxalá, nosso amado Pai, abençoe a todas as Mães e mulheres do nosso mundo! A tarefa de ser mãe é ingrata e exige perfeição. Para amar, educar, cobrar e ver seu filho partir para fazer parte do mundo sem reclamar… É com razão que um grande e incondicional amor só possa caber em um CORAÇÃO DE MÃE!
0 Comentários