A vela é utilizada desde os tempos remotos e á encontramos em quase todas as culturas e religiões.
Na umbanda, a vela assume um papel importante, pois é um elemento magico que conforme a sua ativação, tem o poder de irradiar e absorver, tendo como finalidade, sempre o bem.
Normalmente é utilizada para que nossas preces e pedidos sejam irradiados aos Orixás, Anjos de Guarda e Guias Espirituais.

 Velas
 coloridas relacionam diretamente com a linha que a entidade, da mesma forma que as pembas. O seu uso depende das fomas e normas ritualísticas do templo que pode adota las frequentemente em ocasiões especias ou sequer utiliza las.
As cores dos orixás e  falanges com algumas variações normalmente são:
Oxála: Branca
Oxóssi: Verde
Xango: Marrom ou VermelhoOgum: Vermelho, Azul escuro e Prata.
Yemanja: Azul claro, Prata ou Dourado.
Oxum: Rosa, Amarelo ou Dourado.
Iansã: Amarelo ou Vermelho.
Omulu: Branca, Vermelho, Preta e Roxo.
Nanã: Lilás.
Cosme Damião: Rosa, Branco e Azul claro.
Preto Velho: Branca e Preta (Bicolor)
Caboclos: Verde, Marrom, Vermelho, Amarelo e Branco.
Marinheiros: Azul e Branco.
Boiadeiros: Marrom, Branca, Amarelo e Preto.
Orientais: Amarelo e Branco.
Exus: Vermelha, Preta e branca.
Pomba Giras: Vermelho e Dourado.
A vela significa luz. Tal como incenso, uma vela acesa altera o estado energético de um ambiente ou de uma pessoa.
Quando esta acesa durante o dia ou anoite, alem de enviar as nossas intenções como luz que toca outra luz em vários níveis, ela se torna uma energia continuá de nossas orações, ela se torna á vigília de nossos pensamento, pois sempre que passarmos por ela, seu brilho chamará  nossa conciencia de volta para o propósito de nossa solicitação ou pensamento e a sua luz atuará como um laser para concentrar a energia de nossas intenções!
Além de todas essas vibrações , energias e elementos temos também a questão da pigmentação da vela onde a cor, com base na cromoterapia, mexe com nossas vibrações mental e energética.
Exemplo:
A vela branca, que representa união de todas as cores, é purificadora, traz a sensação de limpeza, claridade e estimula a criatividade.
A amarela, simboliza a alegria de viver e o alto astral.
A cor de rosa, abre o coração e estimula todas as formas de inspiração e amor, traz conforto e aconchego á alma.
A vermelha, simboliza dinamismo, a força e a coragem e é uma boa pedida para quem está deprimido ou sem animo para nada.
A vela azul clara, traz paz e tranquilidade, estimula o crescimento pessoal e melhora o auto controle.
A vela verde, representa a esperança e a abundância, estimula momentos de paz e cura, traz tranquilidade e acaba com as tenções.

FÓSFORO OU ISQUEIRO

Em muitos Terreiros existe uma recomendação para só se acenderem velas com palitos de fósforos, evitando acendê-las com isqueiro ou em outra vela acesa.

Normalmente os Terreiros fazem uso de pólvora, chamada de fundanga, nos trabalhos de descarrego. O enxofre que a pólvora contém também está presente nos palitos de fósforo. Ao entrar em combustão, a chama repentina, dentro de um ambiente místico, provoca uma reação psicológica muito eficiente, além de alterar momentaneamente a atmosfera ao seu redor, devido à sua composição química em contato com o ar. A mente do médium capta essas vibrações que funcionam como um comando mental, autorizando-a a aumentar seu próprio campo vibratório, promovendo, desta forma, uma limpeza psíquica no ambiente. Não é a pólvora que faz a limpeza, mas a mente do médium, se ele conseguir ativá-la para este fim.

 

TEXTO TIRADO DA INERNET